


Lar dos Idosos
As aulas do Lar dos Idosos foram criadas para corresponderem à parcela do projeto dedicada à ascessibilidade, conforme descrito no Edital LPG2024. Entretanto, como as arte-educadoras já trabalharam anteriormente no Lar em outros projetos, a interação naturalmente se conduziu para a trocas sobre as histórias antigas e a confirmação ou não das Lendas de Paraty que as crianças e moradores locais nos contaram ao longo do projeto, o que enriqueceu em muito o repertório como um todo.
O objetivo principal dessa turma no Centro Histórico de Paraty, é realizar terapia ocupacional com incentivo à coordenação motora e cognição dos alunos, adaptando a prática de desenho e pintura às necessidades específicas das comorbidades apresentadas pelos moradores do Lar, além do incentivo à interação social.
Para incentivar a interação, fazemos desenhos conforme os temas que conversamos, para quem prefere colorir à criar suas prórpias artes.
Para saber mais sobre o Lar dos Idosos de Paraty, leia aqui.

Seu Braulino, in memorian
Falecido aos 80 anos, morou por 20 anos no Lar dos Idosos. Sua partida recente ainda é muito sentida por todos do Lar. Era cadeirante e portador de Alzheimer. Todos os seus desenhos eram feitos em caneta ou canetinha e sempre essas molinhas, alternando padrões direções e cores.
Dona Fátima, 70 anos
Lúcida e com amplo repertório erudito. Possui mobilidade reduzida, fruto de um AVC que comprometeu o lado esquerdo, Dona Fátima é canhota e utiliza as aulas de desenho para exercitar a pega e a escrita com a mão direita, preferindo sempre trabalhar com lápis de cor ou canetinha.
Dona Graciete, 77 anos
Lúcida, está cadeirante, consequência de um AVC que atingiu seu lado direito. Ela prefere trabalhar com canetinha e desenha motivos delicados tais como flores e corações, que parecem bordados. Em todas as aulas ela encerra as atividades do dia presenteando a equipe com seus desenhos.
Seu Jacir, 76 anos
Lúcido e com mobilidade reduzida por consequência de um AVC que atingiu seu lado esquerdo. Gosta de colorir com guache e, após a cirurgia de catarata, tem aprimorado seus contornos e preenchimentos. Pinta qualquer tema que apresentamos, de pesca à religiosidade. Bom de papo, tem sido fundamental na confirmação das lendas contadas pelas crianças.
Seu José Vicente, 72 anos
Lúcido, possui mobilidade reduzida como consequência de um AVC que atingiu seu lado esquerdo. Trabalha sempre formas geométricas com muitas cores, mas não demonstra preferência por materiais, alterna frequentemente canetinha, guache, giz de cera e lápis de cor.
Dona Lúcia, 72 anos
Está fisicamente bem, mas apresenta cognição um pouco comprometida. Trabalha sempre com o qualquer material que disponibilizamos, seja ele qual for, mas prefere pincel e guache. Seus motivos mais frequentes são alimentos e objetos do cotidiano, mas às vezes também desenha flores e animais.
Seu Mendes, 78 anos
Lúcido, também possui mobilidade reduzida embora com bastante autonomia. É tímido e não conversa muito, mas seus desenhos são crônicas da vida simples no litoral. Ele prefere trabalhar suas criações com caneta e canetinha.
Dona Ruth, in memorian
Dona Ruth faleceu aos 82 anos, era bordadeira quando jovem e trouxe sua estética minuciosa para seus desenhos na oficina. Trabalhamos poucos meses com ela, que sofria de Alzheimer e estava com mobilidade reduzida.
Dona Venina, 80 anos
Lúcida porém com mobilidade reduzida. Não gosta de desenhar, mas às vezes aceita pintar desenhos prontos. Porém prefere contorno à preenchimento. Foi merendeira, por isso os temas alimentares se repetem, conforme a conversa flui, nascem os desenhos para ela colorir.
Dona Vitalina, 90 anos
Lúcida, possui deficiencia visual severa e mobilidade reduzida. Trabalhou inicialmente com esponjinha e atualmente com pincel. Para ela precisamos sempre oferecer cores fortes puras para que consiga ver lampejos do que pinta. Não é frequente nas aulas, mas sempre que se engaja fica muito feliz por estar "fazendo bagunça" na aula de artes.


Sobre o Lar dos Idosos
O Lar dos Idosos de Paraty, está localizada na Rua Marechal Santa Dias, Nº 6, Centro Histórico de Paraty, em um prédio histórico doado pelo empresário já falecido Sr Gibrail Tannus. O nome oficial é Associação de Caridade São Vicente de Paulo, cujo estatuto social foi aprovado no dia 24 de abril de 1955, sendo uma Instituição que já soma 7 décadas!
Sendo instituição privada sem fins lucrativos, definida como I.L.P.I. (Instituição de Longa Permanência para Idosos), tem como propósito servir a sociedade de Paraty com a residência de longa permanência somente para idosos acima de 60 anos que realmente necessitem e sejam encaminhados por familiar, e/ou venham pelo Poder Público Municipal, Poder Judiciário (internação Compulsória), nos casos em que não há familiar responsável, por exemplo.
Associação de Caridade São Vicente de Paulo atende ao máximo 20 idosos (10 mulheres e 10 homens), seguindo o Estatuto da Pessoa Idosa, somente para munícipes que comprovem sua moradia em Paraty.
A Instituição é devidamente cadastrada pelo CNEAS – SUS e têm o título Municipal de Utilidade Pública. Desta forma, pode receber verba pública subvencional do Órgão Público de Paraty ou mesmo de verbas estaduais e federais.
Além disso, é fiscalizada pelo Poder Judiciário, que supervisiona e monitora a Instituição, e é acompanhada pelos demais entes competentes, tais como a Vigilância Sanitária Municipal; o Conselho Municipal do Idoso; o Conselho Municipal de Saúde; o Conselho de Assistência Social; o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro; e o Conselho Federal de Nutrição.

As diretrizes da atual gestão do Lar dos Idosos são:
-
Atendimento de qualidade a Pessoa Idosa humanizada e interdisciplinar, propiciando aos residentes uma vida dinâmica e não ociosa, com oficinas diárias, passeios especiais, festas e convivência familiar e de amigos estimulando a visitarem e estarem com os seus.
-
Gestão Financeira de racionalização com mais eficácia e transparência junto aos órgãos competentes e fiscalizadores;
-
Gestão de Pessoas e Humanização das relações profissionais.
Para acompanhar mais de perto o trabalho sério e amoroso da Associação de Caridade São Vicente de Paulo, o Lar dos Idosos de Paraty, acesse @lardosidososparaty