Fanzine no fim do curso
Esta revista independente é um dos produtos resultantes do LENDAS DE PARATY, um dos 40 projetos aprovados no edital de arte-educação realizado pela Secec-RJ com recursos da Lei Paulo Gustavo em 2024 e executado entre março e agosto do mesmo ano.
Talvez você conheça Paraty, cidade ao sul do Estado do Rio de Janeiro, de natureza exuberante e incrível pontencial turístico, mas conhece suas Lendas?
LENDAS DE PARATY são histórias fantásticas, contadas desde há muito tempo, e que aparentemente trazem personagens conhecidos da cultura popular brasileira. Porém quando observados com atenção, revelam sutilezas da cultura local.
Estas lendas são a fonte de inspiração para as obras encontradas nesta antologia de Histórias em Quadrinhos, todas escritas e desenhadas por adolescentes da rede pública municipal de ensino de Paraty e são o resultado da oficina de Desenho e Histórias em Quadrinhos do Projeto LENDAS DE PARATY, uma realização da Lei Paulo Gustavo-RJ.
Aulas no Fundamental 2
Já para as aulas com alunos de 12 a 15 anos foi criada uma turma fixa multisseriada no contraturno escolar, aproveitando que, mediante autorização dos pais, os adolescentes poderiam almoçar na escola e ficar mais duas horas em dois dias por semana.
Nessa turma trabalhamos com alunos do 6o ao 9o ano da E.M. Parque da Mangueira, no bairro Mangueira.
Conteúdo teórico-prático
Foram previstas 32 aulas no total, sendo 24 de conteúdo teórico-prático para os meses de abril a junho e 8 aulas 100% práticas no mês de agosto.
Para as aulas teórico-práticas foi elaborado dois currículos em paralelo, um de Desenho e outro de Histórias em Quadrinhos. O objetivo dessas aulas foi mostrar exercícios fundamentais para o desenvolvimento da técnica de desenho, os quais eles poderão praticar sozinhos depois, além de ensinar conceitos básicos de roteiro, criação de personagens e de técnicas de quadrinhização.
Aulas 100% Práticas
Já as aulas 100% práticas no último mês serão dedicadas às adaptções das Lendas de Paraty para histórias em quadrinhos feitas pelos próprios alunos.
A idéia é incentivar que os alunos se apropriem das lendas da cidade e as reinterpretem, incluindo repertório próprio e criatividade autoral.
O objetivo é encerrarmos o curso com uma publicação independente (fanzine) de adaptadas em HQ autorais partindo da temática Lendas de Paraty que será disponibilizada para download neste mesmo site após a conclusão do projeto.
Anjélica, 13 anos, 7º ano
Anjélica entrou na turma com o curso já começado, tendo frequentado apenas 1/3 das aulas. É bastante dedicada e interessada e escolheu a Lenda da Noiva da Santa Rita para fazer sua adaptação em HQ de uma história de investigação sobenatural.
Danilo, 13 anos, 7º ano
É um dos alunos mais regulares e dedicados do curso, o qual frequenta desde o início. Escolheu a lenda da Canoa de Trinta para fazer sua adaptação em HQ de uma aventura de super-heróis.
Emanuel, 14 anos, 7º ano
Emanuel frequentou quase 3 meses do curso, mas parou de aparecer no época de escolher a lenda com a qual trabalharia na adaptação. Espera-se que retorne a frequentar.
Henzo, 12 anos, 6º ano
Henzo entrou no curso já em andamento, frequentando apenas 1 mês. Escolheu a Lenda do Corpo-Seco da Toca do Cassununga para fazer sua adaptação em HQ de uma história de terror.
Jefferson, 13 anos e 7º ano
Jefferson frequenta o curso desde o princípio e é bastante dedicado e interessado. Escolheu a Lenda do Homem da Corrente para fazer sua adaptação em HQ de uma crônica.